segunda-feira, março 17, 2008

Sua fé vale 100 "Folhas"

Por Hernandez Quintanilha (Consultor de empresas e, a partir de agora, colaborador permanente deste blog)
A última da Igreja Universal é difícil de imaginar. Muitas têm sido as técnicas utilizadas para angariar fundos do bolso dos fiéis diretamente para os cofres da entidade religiosa. Umas foram criativas, outras não tanto. Algumas até cairam no anedotário popular. Lembra daquela que dizia "Vamos ver qual é o tamanho da sua fé"?
Pois é verdade. Esta última, veiculada pela mídia escrita e televisionada foi dentro do mesmo estilo, mas com requintes de muito maior sofisticação.
Na Catedral da Fé, em Santo Amaro, São Paulo, pontifica, nos cultos, o patrão mor da IURD, o senhor Edir Macedo.
Pois num destes últimos eventos dessa agremiação, que não é seita religiosa, foram dispostos no palco diversos pacotes de 100 exemplares do semanário "Folha Universal", periódico publicado pela Universal e vendido a R$ 1,00 a unidade.
E o pregador exortava os fiéis a comprarem, no atacado, maços de 100 jornais (que nem precisariam carregar, pois o pessoal da entidade religiosa os levariam para hospitais, prisões, comunidades carentes, etc.) E acrescentava, mais ou menos assim: "Se você não pagar os cem reais pelos jornais que se destinam à evangelização, então é porque você não acredita na evangelização; se você não acredita, é porque não tem fé". Se não tem fé, não serve para Deus...
Ora, façam-me o favor de não insultar a minha inteligência! Nem a dos milhares e milhares de seguidores da IURD!
Post scriptum: Refiro-me à IURD como entidade religiosa porque, para mim, não se trata de uma igreja, mas, sim, de uma entidade religiosa. Me recuso a considerá-la uma igreja! É uma questão de opinião.

Nenhum comentário: