quinta-feira, janeiro 08, 2009

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL À iNFÂNCIA E JUVENTUDE


Da Redação

jornal A Palavra - Edição83

Representando o prefeito Fernando Jordão, a primeira dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão e o secretário de saúde, Édson Miranda, inauguraram o CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial à Infância e à Adolescência – que já está funcionando na Rua Azevedo e Souza, Nº 07, no Balneário.

O Centro recebeu o nome da saudosa Dr. Gilza Betzler de Oliveira Machado, que foi uma exemplar funcionária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra, tendo inclusive exercido o cargo de Secretária Municipal de Saúde e tido papel fundamental na transição do INAMPS para o SUS.

O CAPSI foi criado para atender crianças e adolescentes autistas, psicóticos e usuários de álcool e de outras drogas, encaminhados pela rede municipal de saúde, pelas secretarias de Ação Social e Educação e demais instituições.

Está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, oferecendo 03 refeições para os pacientes que precisarem passar o dia na unidade. Todos os freqüentadores terão atendimentos diferenciados e processos terapêuticos específicos para cada caso.

Os pacientes contarão com os serviços da coordenadora Regina Maura Bittencourt, um psiquiatra infantil, dois psicólogos, um pediatra, um fonoaudiólogo, um professor de educação física, um terapeuta educacional, um assistente social, uma técnica de enfermagem, dois auxiliares de enfermagem e funcionários administrativos.

A secretária de Ação Social, Célia Jordão, reafirmou a importância da conquista do CAPSI para cidade.

“Todos os entraves que enfrentamos para entregar esta importante unidade foram apenas pedras que encontramos em nossos caminho. Conseguimos vencê-las. Elas nos fortaleceram e se transformaram em portas, janelas, paredes e quintal deste nosso primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Tenho certeza que este projeto irá crescer e fazer muito bem a todos que precisarem dele. Era um sonho da Dr. Gilza e de todos nós”.

Nenhum comentário: