quinta-feira, janeiro 08, 2009

SERÁ QUE TUCA TOPA?

Antônio Reis

Jornalista

do jornal A Palavra, de Angra dos Reis

Edição 83

Nova York e Toronto (EUA e Canadá) são os dois principais centros mundiais onde um fenômeno recente tem revolucionado a vida das áreas centrais das cidades. O fenômeno é chamado de Business Improvement Districts nos EUA e Business Improvement Áreas, no Canadá. Entre nós podem chamar-se de Áreas de Revitalização Econômica e que ocorrem especialmente em regiões centrais da cidade, dinamizando o comércio, gerando empregos e renda, fazendo a manutenção da infra-estrutura urbana, promoção da cidadania, satisfação da população e maior competitividade na atração de novos investimentos e empresas. Em locais famosos como Wall Street, Times Square e Grand Central Station, situam-se algumas das maiores Áreas de Revitalização Econômica de Nova York, que já tem 60 em funcionamento e outras 12 em formação, somando-se às mais de 1000 já existentes em todo o país. O projeto foi iniciado nos anos 70 e, no Canadá, onde nasceu, dispõe de mais de 380. Só em 2007, em NovaYork, esses centros receberam investimentos privados de mais de US$ 100 milhões.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro conhece bem como esse fenômeno de revitalização funciona, tendo, inclusive, trocado intercâmbios interessantes com Nova York e Toronto.

Em Angra, o projeto mereceu atenção especial há mais de uma década, através do projeto arquitetônico de Otacílio Saboya, denominado Centro Comercial e marina do São Bento.

Especulação, tentativas de extorsão, burocracias e entraves judiciais e da parte da Companhia Docas, acabaram inviabilizando o projeto.

No início do seu primeiro mandato, o prefeito Fernando Jordão prometeu e tentou revitalizar o projeto mas, uma vez mais, a especulação e a burocracia impediram-no de avançar. Fernando desistiu, aparentemente, porque nos oito anos seguintes não se voltou a falar disso.

Toda a área do São Bento e o porto de Angra sairiam revitalizados. Chegou a haver, até, financiamento privado e oficial, mas nada foi feito.

Os benefícios para o centro da cidade seriam incalculáveis, falando-se até em muitos milhões de reais de investimentos e milhares de novos empregos..

A oportunidade surge agora de novo. Será que Tuca Jordão terá peito para fazer vingar o projeto?

Ou continuaremos à mercê da especulação do sr. Serrado e da burocracia e miopia da justiça, da Companhia Docas e da Angra Porto?

Nenhum comentário: