sexta-feira, setembro 05, 2008

NOVO CAMPUS DA UFF EM ANGRA DOS REIS

Todos pela educação; estamos dentro!

Da Redação

do Jornal A Palavra, de Angra dos Reis, litoral sul fluminense

Estamos em época de eleições. Municipais, neste caso.

A educação é fundamental para o crescimento e modernização de qualquer país, sociedade, estado ou município. Ela tem que ser prioridade nas idéias e planos de governo de qualquer candidato, seja a prefeito, seja a vereador. Como diz a propaganda divulgada por acordo de uma ONG nacional com toda a mídia nacional, escrita radio-difundida e televisionada, que aderiu em massa, se o seu candidato não tem a educação como uma das suas prioridades, mude de candidato.

Exemplos de transformação e recuperação de jovens do mundo do crime para a formalidade, através da educação, estamos vendo, diariamente, nos jornais, revistas, televisão, em todos os rincões deste abençoado país. Só não os entende e segue quem realmente não quer. E, se não quer, é como diz o poeta e cantor: “Bom sujeito não é; ou é ruim da cabeça ou doente do pé... ou não pode ser chamado de bom brasileiro”.

Por isso temos que elogiar a iniciativa do ainda prefeito Fernando Jordão, de Angra dos Reis, ao estabelecer mais um convênio com uma universidade federal.

Está marcado para setembro, em Jacuecanga, a assinatura do convênio de cooperação técnica, científica e educacional para implantação do Pólo Costa Verde da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Angra dos Reis. O convênio visa a consolidação do curso de graduação em Pedagogia que desde 1992 era ministrado na Escola Francisco Pereira da Rocha no Morro da Cruz, em Angra.

O convênio inclui a assinatura de um termo de Cessão de Uso de um prédio com toda estrutura para receber os cursos da UFF. O prédio, que fica na avenida dos Trabalhadores em Jacuecanga, ao lado do CEDERJ, tem sete salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, auditório para 100 pessoas, sala de coordenação e sala de professores. Além disso, o prédio é todo adaptado, inclusive com elevadores para garantir acessibilidade a todos.

O convênio vai proporcionar o aprimoramento da educação à distância com o sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior através do pólo presencial.

O novo campus da UFF em Angra começa o segundo semestre deste ano apenas com o curso de Pedagogia. Para o ano que vem, a previsão é para a chegada de novos cursos como Gestão Ambiental, Turismo e Engenharia de Produção. A implantação desse novo campus universitário vai possibilitar a realização de concursos para professores. O próximo vestibular da UFF será em novembro.

Prefeitura entrega

mais uma escola reformada

A prefeitura vai entregou à comunidade do Pontal a nova escola municipal Professor Ururahy, que acaba de receber obras de melhoria e revitalização. Fundada em 1945, é uma das mais antigas escolas do município e jamais tinha recebido tantos investimentos. A escola atende 25 alunos de 7 a 13 anos do 1º ao 4º ano e recebeu novo forro, telhado, pintura e reforma nos banheiros, cozinha, pátio e secretaria, além de renovação de toda a parte elétrica.

No período de 2001 a maio de 2008, a prefeitura já reformou 55 unidades escolares, sendo sete revitalizações, além da construção de quatro novas escolas já entregues e outras quatro em fase de acabamento. Ao todo, a prefeitura já construiu 172 novas salas de aula e executou mais de 380 atendimentos de pequenos reparos nas unidades escolares como rede elétrica, hidráulica, marcenaria e outras reformas. Uma das mais recentes realizações na área da educação foi a revitalização do 2º prédio do Pólo Universitário Professor Jair Travassos, onde irá instalar-se a UFF - Universidade Federal Fluminense. O prédio é composto por sete salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório e demais dependências. A assinatura do convênio entre o município e a UFF já foi celebrado, como registramos acima.

Nenhum comentário: