segunda-feira, julho 21, 2008

ANGRA DOS REIS RUMO A OUTUBRO 2008

Hernandez Quintanilha
Consultor de empresas e colunista do jornal
A Palavra, de Angra dos Reis, Costa Verde, litoral sul fluminense


Angra dos Reis, a bela região e cidade da costa sul do estado do Rio, avança já na campanha para as eleições de outubro de 2008.
Para a majoritária aparece com três nomes que são três incôgnitas, até porque são totalmente distintos entre si.
O candidato governista, que conta com o apoio total e irrestrito do prefeito atual, de grande populatridade - aliás, um caso raro de ocaso governista com tanta popularidade - empurra o candidato pemedebista Tuca Jordão, do seu partido e de sua família (é primo), iniciando há dias a sua campanha com uma passeata que, segundo os organizadores, reuniu cerca de seis mil pessoas no centro da cidade. Não confirmamos nem desmentimos esse número. Estivemos lá, claro, e podemos garantir que era, realmente, muita gente, lembrando as campanhas amplamente vitoriosas de Fernando Jordão, o prefeito que vai sair de cena após dois mandatos.
A petista Conceição Rabha, oriunda de outra família tradicional da região, preferiu começar pela panfletagem nos bairros da periferia da cidade. Tem recebido o carinho dos petistas e simpatizantes, mas não empolga ninguém. Veremos se a estratégia a ser seguida, pois estamos apenas no início da campanha, faz deslanchar a candidata e ex-vereadora.
Quanto ao que se insiste em chamar de terceira via (coisa que não existe), a do candidato pedetista Gediel de Castro, empresário da pesca, faz corpo a corpo bairro a bairro, divulgando-se que tem o apoio total de toda a classe pesqueira e dos evangélicos, mas isso não é verdade. Gediel precisa conquistar a simpatia de milhares de pescadores, o que ainda não conseguiu e dificilmente conseguirá, até porque sua imagem está muito arranhada entre eles, até como empresário do ramo. Vamos esperar para ver se ele consegue reverter a situação, para que esta eleição mostre algo de novo, o que, analisando o seu início, não parece ser o caso.
No que diz respeito às proporcionais, a mesma bagunça de sempre. Apenas dois dos atuais vereadores não vão estar presentes (Conceição Rabha e Essiomar Gomes), porque vão disputar a majoritária, como vice, no caso de Essiomar ou titular, como Conceição Rabha. Serão 173 candidatos, alguns com cances reais de renovar a foto de galeria da vereança, outros que, certamente, não voltarão. É esperar para ver.
O apetite pelo poder é grande, até porque o orçamento do município vai chegar perto de um bilhão de reais, o que é muita grana!

Nenhum comentário: